O Futebol Clube de Famalicão – Futebol SAD chegou a acordo com o Clube Atlético Mineiro para a transferência do jogador Renan Santana. O defesa, de 20 anos, assinou um contrato com a duração de quatro temporadas.
Renan Santana formou-se na Portuguesa, Santos FC e Ibrachina FC, clube do qual sairia para o Atlético Mineiro em 2022. No emblema de Belo Horizonte rapidamente ganhou protagonismo, ao ser nomeado capitão das equipas de formação. Foi com esse estatuto que ajudou o clube a sagrar-se vice-campeão mineiro nos escalões de sub-17 e sub-20.
Destaque na formação, o defesa viu a evolução recompensada com a promoção à equipa principal. Renan Santana teve a oportunidade de envergar a camisola da primeira equipa, pela qual conquistou o Campeonato Mineiro.
“Estou bastante motivado para iniciar este novo desafio na minha carreira. Sei que irei representar um clube formador, que gosta de apresentar um futebol de qualidade e que potencia as qualidades dos jogadores”, referiu.
Admitindo ter recolhido informações com Otávio, o defesa avalia a Liga Portuguesa como “um campeonato bem disputado, que vai ajudar na minha evolução em termos de carreira tendo em conta apresentar especificidades diferentes do futebol brasileiro”.
Renan Santana descreve-se como “um jogador que gosta de se impor em termos físicos e com boa capacidade na saída de bola”. Atributos aos quais alia uma componente fora de campo que o fez envergar a braçadeira de capitão ao longo da formação: “o esforço, dedicação e a capacidade comunicativa são aspetos igualmente relevantes no meu perfil”.