O Futebol Clube de Famalicão regressou, este domingo, aos triunfos na Liga Portugal Betclic. Na sempre difícil deslocação aos Açores para defrontar o Clube Desportivo Santa Clara, o conjunto orientado por Hugo Oliveira venceu com um golo solitário de Sorriso e iniciou a segundo volta da melhor forma.
Num duelo entre duas equipas que pretendiam ultrapassar uma série de resultados menos positivos, a primeira parte pautou-se por muito equilíbrio, com ambos os conjuntos a demonstrarem pouco atrevimento para criar perigo.
A um primeiro tempo em que rarearam as ocasiões de golo seguiu-se uma etapa complementar bem mais interessante. O mote foi dado pelo capitão Gustavo Sá, com um cabeceamento apenas travado pelo guardião Gabriel Batista logo nos instantes iniciais da segunda parte. A nossa equipa estava mais ativa e o médio voltou a dispor, pouco depois, de uma grande oportunidade, mas o remate saiu por cima da trave.
‘Cheirava’ a golo nos Açores e o faro acabou por se revelar muito apurado à entrada do derradeiro quarto de hora do encontro. Rodrigo Pinheiro ‘rompeu’ pelo lado direito e, já em plena grande área, serviu Sorriso para o golo que viria a ser decisivo. O extremo antecipou-se ao adversário direto e atirou para o fundo das redes, conferindo maior justiça ao marcador tal a postura do Futebol Clube de Famalicão na segunda parte.
A equipa açoriana reagiu à desvantagem e Gabriel Silva fez estremecer a trave da baliza famalicense. O conjunto famalicense conseguiu suster a resposta da equipa da casa nos instantes finais da partida e regressou ao continente com três importantes pontos.
CD Santa Clara 0-1 FC Famalicão
Estádio São Miguel
Árbitro: Márcio Torres
CD Santa Clara – Gabriel Batista, Henrique Silva (Welinton Torrão 74′), Luís Rocha, Frederico Venâncio, Lucas Soares, Serginho (Pedro Ferreira 67′), Adriano Firmino (Elias Manoel 78′), Gustavo Klismahn, Paulo Victor (Diogo Calila 67′), Gabriel Silva e Vinícius Lopes (Brenner Lucas 67′)
FC Famalicão – Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Ibrahima Ba, Justin de Haas, Rafa Soares (Pedro Bondo 45′ Gustavo Garcia 84′), Tom van de Looi, Mathias de Amorim (Pedro Santos 88′), Gustavo Sá, Gil Dias, Sorriso (Léo Realpe 88′) e Simon Elisor (Yassir Zabiri 67′)
Golo: Sorriso (75′)
Cartões Amarelos: Welinton Torrão (90+3′) e Gil Dias (90+5′)