A Futebol Clube de Famalicão – Futebol SAD informa ter chegado a acordo com a União Desportiva Leiria para a transferência definitiva de Víctor Rofino. O defesa central, de 24 anos, assinou um contrato válido para as próximas cinco temporadas.
Com formação dividida entre Leganés e Real Madrid, Víctor Rofino esteve cedido ao CF Intercity na primeira época no escalão sénior. Seguiu-se a transferência para o Real Valladolid, clube ao qual esteve ligado durante duas temporadas, a última das quais cedido ao Real Murcia.
As portas do futebol português abriram-se em 2024/2025, com o central a assinar pela UD Leiria. Completou 50 jogos pela equipa do Lis e cotou-se como um dos jogadores em maior destaque nas duas últimas edições da II Liga.
A qualidade evidenciada colocou-o na rota da seleção principal da Guiné-Bissau, pela qual soma sete internacionalizações.
“Confesso que já ambicionava há algum tempo um desafio desta dimensão. Assim que surgiu a oportunidade de vir para um clube tão grande como o Futebol Clube de Famalicão não hesitei”, assumiu, enumerando os fatores que o fizeram aceitar o convite: “disseram-me maravilhas sobre as condições do clube e a forma como aqui se trabalha. São traços distintivos e reveladores da ambição que o clube tem em fazer bem as coisas”.
Desde a chegada a Portugal, Víctor Rofino admite ter dedicado muita atenção ao Futebol Clube de Famalicão. “Sempre foi um dos clubes que mais gostei de ver jogar pela intensidade e qualidade de jogo”, referiu, mostrando-se “satisfeito por reencontrar o Óscar Aranda, com quem tenho uma ótima relação”.
As duas últimas temporadas na II Liga foram, para o central, um ótimo período de aprendizagem. “É evidente a evolução que tive nos últimos anos ao nível do jogo e da minha própria personalidade”, vincou, descrevendo-se como “um defesa agressivo nos duelos, que gosta de ter bola e rápido”.
Víctor Rofino está “entusiasmado por poder sentir a força dos adeptos”, comprometendo-se a “trabalhar afincadamente para lhes proporcionar muitas alegrias”.