Sonho desfeito pelos ferros

O Futebol Clube de Famalicão foi eliminado, esta quarta-feira, da Youth League pelo Football Club Midtjylland. Depois da igualdade a duas bolas no jogo da 1.ª mão, as duas equipas voltaram a empatar – desta feita a zero – e a eliminatória ficou decidida no desempate por pontapés de penálti, momento em que os dinamarqueses foram mais felizes e conseguiram o apuramento para a próxima fase da competição europeia.

A equipa orientada por Rui Tomé voltou a exibir muita personalidade e vontade de manter, nos palcos europeus, a identidade que caracteriza o clube no contexto nacional. Sempre bem organizado do ponto de vista defensivo, o conjunto famalicense revelou muita qualidade na circulação de bola e conseguiu fazer várias aproximações à baliza dos dinamarqueses.

Já a equipa da casa apostou, sobretudo, em lances de bola parada para criar algum frisson, ocasiões às quais os famalicenses conseguiram responder com valente galhardia. A melhor ocasião ficou, todavia, reservada para os últimos instantes do tempo regulamentar. O japonês Toki Yukutomo rematou ao poste esquerdo e, na recarga, Hélder Silva não conseguiu desfazer o nulo que levou a decisão para a marca dos onze metros.

O ferro da baliza – neste caso a trave – voltaria, de resto, a ser decisivo no desempate por pontapés de penálti. Martim Costa atirou forte para o lado esquerdo da baliza defendida mas o esférico bateu no travessão. Um momento que não deslustra a excelente performance dos jovens bem como o fantástico percurso da equipa sub-19 na temporada transata, que culminou na conquista do inédito título de campeão e no consequente apuramento para a Youth League, naquela que foi a estreia do Futebol Clube de Famalicão em competições europeias.

FC Midtjylland 0-0 (7-6 g.p.) FC Famalicão
Arena Herning

FC Midtjylland – Christian Rust, Adam Andersen, Alamara Djabi (Cristian Jorgensen 71′), Gustav Bjerge, Stanley Iheanacho (Nicolaj Hansen 71′), Jonatan Lindekilde, Sofus Johannesen, Daniel Kristjánsson, Julius Voldby, Mikel Kruger-Johnsen (Sander Evjen-Brostrom 82′) e Malte Melin

FC Famalicão – Tomás Pereira, Duarte Oliveira, Luís Sampaio, Hugo Oliveira, Martim Costa, Martim Almeida, Rodrigo Ribeiro, Hélder Silva, Denis Parkinson (Jonas 90′), Rudi Almeida e Toki Yukutomo

Cartões Amarelos: Alamara Djabi (19′) e Rodrigo Ribeiro (55′)

Main Sponsor
Premium Sponsor
Technical Sponsor

Desenvolvido por brandit.pt