FC Famalicão regressa ao trabalho

Cumprido, com rigor, o confinamento social decretado pelas autoridades de saúde face à pandemia da COVID-19, a equipa principal do Futebol Clube de Famalicão voltou aos treinos esta segunda-feira, dia 27 de abril, com total compromisso de que estão garantidas todas as condições de higiene e segurança no recinto desportivo a jogadores, treinadores e elementos do staff.

Esta decisão está legitimada pelo decreto-lei n.º 2-B/2020, que no Anexo I abre a exceção às “atividades desportivas dos praticantes desportivos profissionais em contexto de treino”.

Em acordo com cumprimento de todas as recomendações, todos os jogadores, elementos da equipa técnica e todo o staff foram submetidos a testes serológicos para avaliação da resposta imunitária ao novo coronavírus, por laboratório externo e certificado, garantindo que os mesmos podem retomar a atividade desportiva com toda a segurança.

O Futebol Clube de Famalicão estabeleceu ainda várias normas tidas como fundamentais para um eficaz regresso aos treinos. Todos os espaços do Estádio Municipal foram e serão devidamente higienizados de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, estando ainda salvaguardada a utilização de equipamento de proteção individual e o distanciamento social entre todos os elementos.

A primeira fase irá contemplar a divisão do plantel em grupos reduzidos, que vão utilizar percursos abertos para o acesso aos relvados do Estádio Municipal, com o clube a disponibilizar todo o material de treino individual para uso exclusivo por cada jogador, no qual se inclui equipamentos, bolas e garrafas para a indispensável hidratação do atleta.

Será, ainda, mantida uma monitorização individual e diária dos sintomas de todos os elementos, bem como uma avaliação da temperatura à chegada das instalações do Clube.

As medidas referidas anteriormente obedecem às recomendações das autoridades de saúde, com o firme propósito de assegurar que são cumpridos todos os procedimentos sugeridos no combate ao contágio da COVID-19.